O Balcão do Emigrante é uma instituição privada

10 Deduções que lhe permitem Poupar nos Impostos Suíços

Início » Artigos » 10 Deduções que lhe permitem Poupar nos Impostos Suíços

Na declaração de impostos é possível incluir algumas despesas que vamos tendo durante o ano, ou por outras palavras deduções nos impostos. A correta aplicação destas deduções são a diferença entre  conseguir poupanças significativas ou não conseguir poupar de todo. Verifique na lista que se segue.

 Deduções que pode incluir na sua declaração de impostos na Suíça:

  1. Previdência
  2. Seguros
  3. Doações
  4. Transporte
  5. Infantário
  6. Gastos com a saúde
  7. Juros de Crédito
  8. Refeições
  9. Pensão alimentar
  10. Formação contínua

Cada uma delas é uma hipótese possível e que pode fazer a diferença na altura de poupar. Vamos então explicar resumidamente cada uma das possíveis deduções nos impostos mencionadas em cima.

Previdência

Tem um 3º pilar? Com este seguro de vida é possível deduzir nos impostos o montante máximo anual de 6’826 CHF. Outra dedução possível dentro da previdência é a compra de anos do 2° pilar.

Além de estas serem deduções interessantes nos impostos representam também proteção e poupança e otimização do seu património.

 

Seguros

Todos os seguros são dedutíveis nos impostos, seguros de saúde, automóvel, vida, habitação entre outros. Neste sentido importa fazer uma análise aos seguros que podem ser-lhe úteis.

Doações

Se fez uma doação a uma instituição de serviço público ou de utilidade pública é possível deduzir nos impostos, mas não devem ser acima dos 20% dos rendimentos.

Transporte

Ao deslocar-se de sua casa até ao local de trabalho de transporte público, bicicleta ou até num ciclomotor também são opções dedutíveis nos impostos até ao montante máximo de 3000 mil francos suíços. A deslocação de carro também é passível de ser contabilizada, mas só em alguns casos excepcionais. A título de exemplo, não ter transportes públicos disponíveis para a deslocação entre os dois trajetos.

Infantário

Despesas com infantário ou amas também são dedutíveis nos impostos até 10100 CHF por ano e por filho. Se está nesta situação, não se esqueça desta hipótese.

Gastos com a saúde

Os gastos com a saúde que sejam pagos por si e que cumulitavamente ultrapassem uma certa parte dos rendimentos, como as despesas em medicina dentária podem ser deduzidos nos impostos.

Juros de Crédito

Os juros ligados à hipoteca na Suíça e/ou em Portugal, ou créditos privados são dedutíveis nos impostos. No entanto é importante salientar que o leasing não é possível deduzir.

Refeições

Se um trabalhador não tem a possibilidade de se deslocar até casa durante a sua pausa de almoço, é possível deduzir os gastos que tem com as refeições do almoço. A título de exemplo no cantão de Vaud a dedução é possível até 3200 CHF por ano ou 15 CHF por dia de trabalho. Mesmo que o seu empregador apresenta refeições a um preço reduzido pode ter direito a 1600CHF por ano ou 7.50 CHF por dia. Confira se esta é a sua situação.

Pensão Alimentar

As pensões alimentares dos seus descendentes são dedutíveis nos impostos até atingirem a idade adulta (18 anos).

Formação Contínua

Se apostou numa formação contínua no ano passado poderá deduzir esta despesa nos seus impostos.

Através destas deduções pode obter uma poupança significativa, deduções como a previdência trazem ainda mais benefícios com a proteção e uma poupança para o seu futuro. 

Agora que já sabe algumas das deduções que pode inserir nos seus impostos e que lhe podem dar uma atrativa poupança no final de cada ano, só tem que começar a utilizar. Podemos também dar-lhe assistência em todo o processo através da nossa solução de declaração de impostos para residentes na Suíça.

partilhar
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on email
outros artigos
dispomos de outros artigos que podem ser do seu interesse