O Balcão do Emigrante é uma entidade privada

Arrendamento de imóvel com ou sem mobiliário?

Para que consiga escolher a melhor situação para o seu investimento, o ideal será fazer uma análise às principais vantagens e desvantagens de arrendar casa com ou sem mobília. Coloque todos os pratos na balança e assim conseguirá perceber o mais adequado à sua situação.

Vantagens de arrendar casa com mobília

Maior retorno na renda

Ao ponderar a possibilidade de arrendar casa com ou sem mobília, há um ponto muito importante na hora de escolher: faz sentido investir em mobiliário para ter um retorno mensal maior? Mobilar uma casa completa, ainda que apenas com o essencial pode ser um pouco dispendioso.

Ideal para períodos mais curtos

Se já sabe de antemão que vai arrendar o imóvel por períodos curtos e bem definidos, talvez seja mais indicado um imóvel que já tenha a mobília incluída. Desta forma vai ter mais procura por parte de arrendatários.

Mudança mais rápida

Uma outra vantagem que encontra ao escolher arrendar uma casa com mobília incluída é o fator tempo: nestas situações pode fechar contrato num dia 31 e no dia seguinte mudar-se para a casa. Afinal, ela está pronta a recebê-lo, o que se torna numa grande vantagem!

Desvantagens de arrendar casa com mobília

Limitação de escolha

Ao escolher mobilar o imóvel, terá de colocar um pouco de parte o seu estilo e gosto pessoal. Claro que é sempre possível dar o seu toque com alguns itens de decoração e acessórios, mas as grandes peças que fazem um ambiente deverão ser neutras para “afugentar” os possíveis arrendatários.

Mais cuidados associados

Sabendo que a mobília da casa é sua, existe uma maior necessidade de proteção relativamente à responsabilização do estado do mobiliário e necessidade de zelo pelos equipamentos e materiais.
Nesse sentido deverá ser solicitada caução adicional e os móveis devidamente discriminados no contrato de arrendamento assim como o seu estado, e com suporte fotográfico.

Aceitar que, assim como um imóvel, todos os móveis tem o seu
desgaste natural

Por mais cuidados que uma pessoa tenha, as mobílias acabam por ceder ao tempo e ao desgaste natural. E quanto mais anos de uso tiverem, mais acusam a sua idade, sobretudo o mobiliário de hoje em dia, que é produzido em massa e com materiais mais fracos.
Ao arrendar uma casa já mobilada terá de aceitar o estado de conservação das coisas como está, que não será certamente o seu estado novo depois dos primeiros anos de uso. Este fator poderá demover alguns possíveis arrendatários.

CASA SEM MOBÍLIA: SERÁ ESTA A OPÇÃO ADEQUADA?

Como em tudo, na hora de saber se deve arrendar casa com ou sem mobília, não se deve esquecer de ponderar também as vantagens e desvantagens associadas à escolha de uma casa virgem de mobiliário.

Vantagens de arrendar casa sem mobília

Ideal para períodos mais longos

Em situações de contratos de arrendamento mais longos, é comum que o arrendatário esteja mais predisposto a querer mobilar o imóvel ao seu gosto.

Menos manutenção necessária

Ao escolher arrendar o seu imóvel sem mobiliário, o controlo do estado dos bens é significativamente menor, assim como a sua manutenção.
Não esquecer que tudo o que é desgaste natural previsto na utilização de um imóvel deverá ser da responsabilidade do proprietário.

Desvantagens de arrendar casa sem mobília

Menor retorno mensal

Associado ao facto de escolher arrendar uma casa que não inclua mobília está uma desvantagem bastante considerável: o retorno mensal não será tão elevado. Dependendo da qualidade do mobiliário, os valores podem diferir entre os 10% e os 30%.
Na hora de escolher, tenha em consideração o montante disponível que tenha para gastar em mobilar a casa para perceber se fará sentido.

Limitação do perfil do arrendatário

É muito frequente que um arrendatário com mais poder económico e que procure um arrendamento com durações mais curtas pretenda uma imóvel mobilado para passar a sua temporada. Se o seu imóvel não estiver mobilado, o mais provável é que não consiga captar o interesse deste nicho.

PARTILHE ESTE ARTIGO
OUTROS ARTIGOS
dispomos de outros artigos que podem ser do seu interesse