O Balcão do Emigrante é uma entidade privada

Pagamento do IMI – Novembro 2021

Início » Artigos » Pagamento do IMI – Novembro 2021

Novembro  é o último mês de pagamento do IMI em 2021.  Aproveitamos para relembrar o que significa este imposto, bem como os prazos para o seu pagamento.

IMI em 2021

O IMI (Imposto Municipal Sobre Imóveis) é cobrado anualmente a quem era proprietário dum imóvel a 31 de dezembro do ano anterior.

Este é um imposto municipal, cuja tabela mínima e máxima é definida pelo governo, no entanto cada município define as taxas a aplicar no seu município.

O cálculo do IMI a pagar é feito tendo por base o Valor Patrimonial Tributário (VPT) multiplicado pela taxa que o município define.

O VPT por sua vez depende de vários fatores, entre os quais a localização do bem, o tipo de destino (se habitação, serviços ou outros), a idade do imóvel, entre outros aspetos.

É importante alertar que o estado pretende cobrar uma taxa agravada de IMI sobre os imóveis devolutos, degradados ou em ruínas. Esta taxa agravada não se aplica se os imóveis estiverem habitados ou arrendados.

Qual o prazo de pagamento do IMI?

Este imposto é pago anualmente e em função do valor anual o pagamento pode ser feito em 1, 2 ou 3 prestações, conforme a preferência do contribuinte. Os prazos de pagamento em vigor são os seguintes:

  • Se o valor anual do IMI a pagar for até 100 euros: prestação única e o pagamento é feito em maio;
  • Se o valor anual do IMI a pagar for entre 100 euros e até 500 euros: duas prestações a pagar nos meses de maio e novembro;
  • Se o valor anual do IMI a pagar for superior a 500 euros: três prestações, pagas nos meses de maio, agosto e novembro.

O pagamento em prestações não é obrigatório. Quem preferir, poderá optar por liquidar o imposto de uma só vez no mês de maio.

Como pode ser feito o pagamento do IMI?

Para se efetuar o pagamento, existem várias formas:

  • Repartição das Finanças;
  • Balcão dos CTT;
  • Caixas multibanco;
  • Sistema bancário.

O pagamento pode ser feito pelo próprio contribuinte ou por outra entidade a seu pedido.

Espero que tenha gostado deste artigo, pode ver muitos outros artigos do Balcão do Emigrante aqui.

partilhar
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on email
outros artigos
dispomos de outros artigos que podem ser do seu interesse

Produtos Portugueses Famosos

Produtos Portugueses Famosos Conheça os produtos portugueses mais procurados no estrangeiro. Este produtos são produzidos em Portugal e exportados para outros países. Vinho Portugal é

ler artigo »