O Balcão do Emigrante é uma instituição privada
LUXEMBURGO

Está a pensar comprar um carro novo?

Se chegou recentemente ao Grão-Ducado, um detalhe pode tê-lo surpreendido: a mobilidade ainda é baseada no carro, apesar da ampla gama de serviços de transporte público disponíveis. Mais do que um meio de transporte, ter carro próprio faz parte da cultura do país. É um objeto de desejo, um assunto de conversa e desperta paixões. Além disso, as condições de compra de um automóvel novo no Luxemburgo apresentam certas vantagens em relação aos vizinhos europeus. 

Como faço o registo do meu carro novo?

O registo e o pagamento do imposto automóvel são as condições prévias para poder circular nas estradas do Luxemburgo.

No entanto, nada poderia ser mais fácil, mesmo para os recém-chegados. Na maioria das vezes, essas etapas são realizadas pelo comercial que faz a venda.

No entanto, no Luxemburgo, é necessário ter seguro automóvel para poder registar o seu veículo.

Benefícios fiscais para quem compra carro novo

O que é um veículo novo? De acordo com a definição do imposto , é um veículo com menos de 6 meses ou menos de 6.000 km.

Com um carro novo o melhor é jogar pelo seguro. Em caso de acidente, se o seu carro novo não puder ser consertado, o pacote Auto Privilege da AXA permite que você compre o mesmo carro pelo preço atual durante 3 anos.

A AXA considera um veículo como novo até os 12 meses. Pode assim beneficiar da cobertura de 3 anos, mesmo que já não seja considerada nova para efeitos fiscais.

Você também pode optar por comprar um carro novo num outro país, continua a ser aplicável a taxa de IVA de 17%, uma vez que está associada ao país de registo. 

Mas esteja ciente de que, neste caso, é provável que o seu concessionário não saiba os procedimentos para registrar o seu carro novo. Não tem problema: o Balcão do Emigrante pode ajudá-lo, oferecendo o serviço de registro. Assim que o seu veículo for importado para o Luxemburgo, juntamente com os nossos parceiros é possível que o seu veículo seja entregue diretamente em sua casa com as novas matrículas instaladas, sem ter que se preocupar com isso.

Condições especiais para veículos ecológicos

Altamente comprometido com a redução do impacto ecológico das viagens, o governo luxemburguês concede vantagens financeiras na compra de carros mais amigos do ambiente, promovendo assim, uma mobilidade mais ecológica.

Assim, desde 11 de maio de 2020, se você comprar um carro novo de emissões zero, ou seja, um com motor movido a eletricidade ou hidrogênio tem um desconto de € 8.000.

Para os veículos híbridos novos (elétricos e fósseis) com emissões inferiores ou iguais a 50g de CO2 / km, o desconto concedido é de 2.500 €.

Por outro lado, o governo luxemburguês também estabeleceu um esquema de apoio à instalação de estações de carregamento privadas, alimentadas por eletricidade verde.

Esta medida é considerada mais vantajosa e de maior incentivo e, para os residentes, e veio substituir o modelo de benefício fiscal implementado em 2017. Não é, portanto, possível combinar desconto na compra e deduções fiscais.

De referir que, desde 2020, o Estado luxemburguês aplica um novo método de cálculo para avaliar o impacto ambiental dos veículos motorizados.

Para veículos elétricos e híbridos, as regras permanecem as mesmas: as emissões devem ser menores ou iguais a 50g de CO2 / km para se beneficiar de um desconto na compra. No entanto, o cálculo é baseado em um novo padrão, o “Worldwide Harmonized Light Vehicles Test Procedure” (WLTP) , que permite uma estimativa das emissões de CO2 mais próxima da realidade do que o antigo método de cálculo. O novo método de cálculo foi aplicado aos veículos colocados na estrada a partir de janeiro de 2021.

Esta nova norma também tem impacto no cálculo do imposto anual sobre os veículos rodoviários, que também é baseado nas emissões do seu carro: quanto mais poluente for o seu carro, maior o imposto a pagar a cada ano. Aqui, apenas os veículos colocados na estrada a partir de 1 de março de 2021 são afetados pelo novo método de cálculo.

Também no lado do seguro, a mobilidade verde permite que você se beneficie de descontos especiais.

Autofestival de 25 de janeiro a 8 de fevereiro

Quase um terço das vendas anuais de veículos novos é feita durante o salão do automóvel.

No início de cada ano, durante 10 dias, cerca de 30 mil visitantes passam pelas 75 concessionárias do país. Em 2021, devido ao contexto sanitário, o Autofestival terá a duração de duas semanas, de 25 de janeiro a 8 de fevereiro, em vez dos habituais dez dias para garantir a segurança e a saúde dos visitantes.

No programa do evento: novos modelos, séries limitadas para experimentar mas também descontos especiais …

A especialidade do festival é reunir famílias em busca do negócio certo, além de curiosos e amantes dos motores.

Como Thomas, um jovem estudante de Luxemburgo que sonha em ter um Jaguar um dia. “Eu vou lá todos os anos com amigos. Marcas de luxo também participam do evento. E os vendedores ficam felizes em nos receber, mesmo que estejamos lá apenas para olhar. ”

Mas o Autofestival também é uma forma de fazer bons negócios. Descontos excepcionais, acessórios ou opções oferecidas, cada fabricante procura uma forma de se destacar. E os compradores sabem a diferença.

Precisa de crédito para comprar um carro novo

Se precisar de um crédito automóvel para comprar um carro novo, ou usado, pode contar com o Balcão do Emigrante. Pode usar o nosso simulador, mas tenha em conta que, normalmente, é possível conseguir melhores taxas do que as apresentadas. Faça o seu pedido de simulação gratuito e sem compromisso aqui!

ARTIGOS RECENTES

O que é o NIF?

O NIF ou número de identificação fiscal é requsito para quem reside ou tem rendimentos em Portugal. Saiba tudo neste artigo.

Ler artigo »