Consulta
Fiscal

para emigrantes

A emigração pode ser uma experiência emocionante, mas também pode apresentar desafios fiscais desconhecidos. É por isso que criámos uma solução especializada para atender às necessidades dos emigrantes portugueses que estão à procura de apoio fiscal ou têm dúvidas sobre a fiscalidade portuguesa ou do país onde residem.

A experiência dos nossos consultores a lidar com assuntos relacionados com a emigração, permite-lhe aceder a uma equipa com profundo conhecimento da fiscalidade adaptada às particularidades de quem reside no estrangeiro. Desta forma garante que as suas dúvidas são respondidas e que está sempre em conformidade com as leis fiscais do país onde reside e em Portugal. Além disso, estamos preparados para ajudá-lo com outros assuntos relacionados à sua vida lá fora, como por exemplo produtos financeiros e imobiliários, seguros, apoio processual e burocrático, entre tantos outros.

as suas vantagens

as questões mais comuns a serem respondidas nesta consulta

Imposto sobre o rendimento

Os cidadãos de nacionalidade portuguesa residentes no estrangeiro têm a obrigação de pagar imposto sobre os rendimentos obtidos em Portugal, o que entre outros inclui rendimentos de trabalho, arrendamento ou capital. As maiores dúvidas surgem relativamente aos acordos internacionais quanto à diminuição ou isenção de impostos.

Impostos sobre imóveis

Ao ter um imóvel em Portugal, é possível que tenha que pagar imposto sobre o mesmo, independentemente da sua residência no país.

Reclamações às Finanças

Por vezes existem situações dúbias ou que são incorretamente processadas, como é o caso das mais valias imobiliárias, que historicamente foram erroneamente cobradas aos emigrantes portugueses.

IVA

Ao ter rendimentos em Portugal proveniente da atividade do seu negócio, terá que pagar IVA, apresentando declarações regularmente.

Obrigações fiscais no país onde reside

Ao residir noutro país também terá que ter em atenção a sistema fiscal desse país e todas as obrigações que daí advém. como por exemplo, pagamento de impostos e declarações fiscais.

Benefícios fiscais para portugueses residentes no estrangeiro

Normalmente associados às medidas de apoio ao regresso dos portugueses, contemplam benefícios fiscais para quem está nessa situação.

Não deixe que a fiscalidade se torne um problema na sua jornada
no estrangeiro, agende agora a sua consulta fiscal

os nossos artigos

Saiba mais sobre a área fiscal com os artigos que criamos para si!

Sabe como calcular a CEAL?

venda casa portugal 1
A Lei 56/2023 (a Lei Mais Habitação) introduziu um conjunto de medidas sobre a atividade do Alojamento Local. Uma delas foi a introdução da obrigatoriedade de alguns dos Alojamentos Locais passarem a pagar uma Contribuição Extraordinária sobre o Alojamento Local, conhecida como CEAL.

Ler artigo

Vivo no Luxemburgo, recebo rendimentos em Portugal – Quais as minhas obrigações fiscais?

Estes últimos anos, são cada vez mais os clientes que nos colocam esta questão no Balcão do Emigrante do Luxemburgo. Com a trocas de informações fiscais cada vez mais frequentes entre estados, são várias as pessoas que têm recebido cartas a informar sobre “fontes de fortuna estrangeira”.

Ler artigo

Casamentos e divórcios no estrangeiro: como registar em Portugal?

casamento divorcios estrangeiro como registar portugal
Casamentos e divórcios no estrangeiro. Saiba tudo o que deve fazer enquanto residente no estrangeiro.

Ler artigo

os nossos clientes

Veja o caso de alguns portugueses que
já ajudamos a construir o seu sonho

Perguntas frequentes

Mediante o país assistimos no encontro de uma instituição de ensino e na matrícula no mesmo. Este serviço só está disponível num país onde tenhamos Balcão.

Mediante agendamento podemos dirigir-nos à segurança social em seu nome.

Assistimos em todo o processo de obtenção do estatuto RNH ou do Programa Regressar, independentemente se regressa a Portugal como pensionista ou em idade ativa. Saiba mais aqui.

Chegou a altura de usufruir da reforma e não tem documentado todos os anos que descontou? A nossa equipa pode assisti-lo a conseguir tudo a que tem direito.