• Na Suíça o sistema de saúde é privado e obrigatório para todas as pessoas.
• Após a chegada à Suíça tem 3 meses para se assegurar junto de uma companhia de seguros de saúde.
• Este seguro protege-o nas prestações básicas legais em caso de doença, acidente e gravidez.
• Todas as companhias de seguros são obrigadas aceitar os segurados, independentemente o seu estado de saúde. Este seguro não é sujeito a questionário médico.
• Todas as companhias de seguros de saúde prestam as mesmas prestações, o que muda são os modelos alternativos por cada uma delas.
• O seguro de saúde está sempre sujeito a escolha de uma franquia a exceção das crianças que podem escolher franquia zero.
O Balcão do Emigrante irá procurar a melhor solução que melhor se ajusta às suas necessidades, independentemente da companhia de seguros.
Analisamos o seguro de saúde conforme o estado de saúde e as suas necessidades, apresentando assim a melhor oferta.
É o valor a cargo pela pessoa segura. Quando as despesas médicas ultrapassam a franquia escolhida pela pessoa segura paga apenas paga (10%). O restante valor será pago pela companhia de seguros.
A franquia deve ser analisada, caso a caso, e escolhida em função de cada um. A escolha da franquia no seguro de saúde deve ser baseada na experiência dos outros, o que é melhor para os outros pode não ser o melhor para si.
Para baixar a franquia tem até 30 de novembro e deverá notificar a sua companhia de seguro de saúde por escrito de que pretende reduzir sua franquia.
Para aumentar a sua franquia tem até 31 de dezembro para comunicar a sua companhia de seguro de saúde que pretende fazê-lo.
As diferenças devem-se a alguns fatores:
Independentemente destes fatores as companhias de seguros têm a liberdade de definir os seus preços.
Os modelos alternativos existem de modo a reduzir os prémios. Os mais comuns são:
Quando é atingida a franquia do seguro de saúde, o assegurado só paga 10% do valor /ano das despesas médicas, até ao montante máximo de 700 chf para os adultos, 350 chf para as crianças.
É um seguro que o protege em caso de acidente e ele cobre todas as despesas de tratamento.
Ele é obrigatório para todos as pessoas, contudo se trabalha mais de 8 horas por semana para o mesmo empregador está automaticamente seguro. Este seguro de acidentes pode-se ser excluído ou incluído a qualquer momento dependendo da sua situação profissional.
o caso das mulheres para além das despesas médicas associadas a uma doença. O seguro de saúde cobre ainda as despesas associadas à gravidez.
Em caso de gravidez a companhia de seguros assegura a 100% das despesas, não estando a pessoa segura sujeita nem a franquia e nem a quota-parte.
No caso de estar a planear uma gravidez, não é necessário por este motivo, reduzir a franquia.
Ter um seguro de saúde complementar é extremamente importante, pois o seguro de saúde de base só inclui as prestações de base.
Analisemos o seguinte caso de ter de chamar uma ambulância. O seguro de saúde base prevê uma comparticipação de 50% do custo total com um limite máximo de 500.- CHF/ por ano. Por exemplo no cantão de Vaud, o preço de uma ambulância ronda os 700.- CHF. O que significa que alguém que tenha apenas a base terá de suportar 450.- CHF.
O seguro de saúde base cobre as despesas de tratamento assim como o internamento nos hospitais do cantão de residência e/ou trabalho.
Se optar por escolher um hospital fora do seu cantão de residência e/ou trabalho, as despesas serão superiores aquelas que seriam no cantão de residência. Caberá a pessoa segura pagar a diferença.
A informação disponibilizada, ainda que precisa, não dispensa a sua confirmação, nem poderá ser considerada vinculativa. © Parcial Finance Groupe. Todos os direitos reservados.