9 Novembro 2020

A importância do crédito habitação

O crédito habitação é, sem dúvida, o instrumento mais utilizado quando se adquire um imóvel em Portugal, seja para habitação própria ou para investimento, uma vez que a maioria das pessoas não dispõe de fundos próprios suficientes que lhes permitem adquirir um imóvel sem recurso a financiamento. E a solução que o mercado vulgarmente nos apresenta é a do crédito habitação.

Ao fazê-lo, os bancos colocam ao dispor dos seus clientes um modelo de financiamento de longo prazo, com uma garantia em forma de hipoteca e com taxas de juro que, nos dias de hoje, são extremamente baixas. A circunstância de as taxas de juros apresentarem valores tão baixos permite que o acesso a habitação própria seja, em muitos casos, mais interessante que o arrendamento (ao mesmo tempo que potencia também o investimento em imóveis para arrendamento).

O Crédito Habitação e a Emigração

No cenário da emigração portuguesa, podemos acrescentar que o crédito habitação torna possível que muitos emigrantes realizem investimentos imobiliários ao longo dos anos – até numa ótica de previdência – uma vez que muitos são os vêm neste tipo de investimento a melhor solução para preparar o seu regresso a Portugal a médio/longo prazo, constituindo desde cedo um património imobiliário diversificado que lhes permitirá viver de rendimentos prediais na reforma e, assim, e ter uma vida tranquila e desafogada.

Existe ainda outro aspeto complementar ligado à previdência que é muito apreciado junto dos emigrantes portugueses, traduz-se na subscrição de um seguro com coberturas em caso de Invalidez e falecimento, o que permite que numa eventual fatalidade o crédito fique integralmente pago. Esta complementaridade crédito/seguro faz com que o investimento em imobiliário seja coerente com uma boa estratégia de previdência e proteção familiar.

Sendo o credito habitação o instrumento que nos permite o acesso à compra de um imóvel, e sabendo que o mercado evolui constantemente (o mercado do credito habitação não é diferente) devemos ter um olhar atento às evoluções do mercado, pois é possível otimizar o credito habitação e com isso economizar bastante dinheiro ao longo dos anos.

Artigo da autoria de: 

David Paula

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ver mais artigos

Clica nos tópicos para ver mais artigos

artigos relacionados

eventos

Comprar casa em Portugal

Direto

29 fevereiro 2024

18H

Hora
europa
central

artigos em destaque

conferências

Conferência Regressar a Portugal a partir do Luxemburgo

Conferências

27 de abril de 2024

Hora
europa
central

útimos artigos

Outros artigos que podem ser do seu interesse

Sabe como calcular a CEAL?

Soluções
Fiscais
17 Janeiro 2024
regressar-a-portugal

Poupar nos impostos durante 10 anos para pensionistas que regressam a Portugal, está a chegar ao fim

Soluções
Migratórias
17 Janeiro 2024
pedido-da-reforma-em-portugal

Pedido da reforma em Portugal

Soluções
20 Dezembro 2023