Os impostos na Suíça podem ser um tema assustador para quem é novo no país, ou simplesmente não tem prestado muita atenção à sua situação fiscal. É no início do ano, que começam a chegar a casa o famoso formulário para o preenchimento da declaração de impostos na Suíça.
Para quem ainda não conhece o sistema fiscal da Suíça, o seu procedimento pode trazer algumas questões. O imposto na Suíça é dividido em 3 categorias, no entanto para particulares o imposto a declarar é sobre rendimentos.
Assim que uma pessoa começa a trabalhar na Suíça, a entidade empregadora procede à inscrição no “Office des Impôts“, que anuncia às entidades competentes a recente contratação de um trabalhador.
Sendo assim, a declaração de imposto sobre rendimento para estrangeiros a residir na Suíça divide-se em:
- Retenção na fonte;
- Tributação ordinária.
Retenção na fonte:
Os impostos na Suíça são descontados diretamente do salário. Este sistema acontece quando o cidadão estrangeiro tem uma autorização L e B. Os residentes estrangeiros com esta autorização de residência não são obrigados a preencher a declaração de impostos uma vez que já é deduzido no seu vencimento.
Mas existem duas exceções:
- se tiver um rendimento a partir de 120 mil francos por ano deve ser apresentada uma declaração de impostos e será considerado a tributação ordinária.
- se for casado(a) com um cidadão suíço / cidadã suíça ou com um(a) titular de autorização de residência C passa a ter a obrigatoriedade de preencher a declaração de impostos em conjunto.
Tributação ordinária:
É para quem possui uma autorização de residência C ou possui cidadania suíça, está sujeito a tributação ordinária. Ou seja, os impostos não serão deduzidos do salário. O imposto será assim calculado com base na declaração de impostos.
O montante de imposto depende do rendimento, do cantão onde reside, do estado civil e do número de filhos.
Para os residentes que tenham bens tanto em Portugal como na Suíça devem declará-los e o mesmo se aplica para os residentes com autorização de residência B e/ou L.
Correta declaração dos seus impostos na Suíça
Tenha atenção ao declarar os seus impostos na Suíça, porque têm um papel fundamental no orçamento da família, o seu correto preenchimento, traz economias importantes e a regularização tributária. Além disto, fazendo as aplicações corretas poderá conseguir poupar bastante através dos seus impostos.
A nossa equipa na Suíça pode dar-lhe toda a assistência que necessitar na declaração de impostos nesse país e ainda infromá-lo sobre a correta utilização das deduções e possibilitar uma poupança significativa. Siga esta ligação para a declaração de impostos na Suíça.
2 respostas
Boa tarde,
O pai das minhas filhas está na Suíça desde 2012 e já obteve a residência permanente.
Não somos casados, mas temos 2 filhas em comum, na qual eu sou a responsável por elas e as mesmas moram comigo em Portugal.
O pai das menores a recebeu o abono de família na Suíça desde 2013 a 2021 e nunca o me entregou.
Estou com o pai das menores em tribunal para reaver o valor do abono que ele recebeu na Suíça, o mesmo nega-se a dar os valores recebidos e ainda alega que pagou impostos sobre os valores recebidos do abono.
Gostaria que me explicassem se na Suíça o valor do abono é tributável ao fazer o IRS ou se paga algum tipo imposto sobre o mesmo?
Agradeço que me posso esclarecer esta questão.
Obrigada
Hélia Miranda
Olá Hélia,
os abonos de família integram os rendimentos de quem o recebe para fins de apuração da taxa global de taxação, assim ao fazer a declaração de impostos na Suíça este valor deve ser inserido em um campo próprio para apuração do imposto global. Se tiver mais dúvida pode contactar-nos para marcação de reunião aqui.