4 Fevereiro 2021

Impostos na Suíça: Diferença entre Tributação Ordinária e Rentenção na Fonte

Os impostos na Suíça podem ser um tema assustador para quem é novo no país, ou simplesmente não tem prestado muita atenção à sua situação fiscal. É no início do ano, que começam a chegar a casa o famoso formulário para o preenchimento da declaração de impostos na Suíça.

Para quem ainda não conhece o sistema fiscal da Suíça, o seu procedimento pode trazer algumas questões. O imposto na Suíça é dividido em 3 categorias, no entanto para particulares o imposto a declarar é sobre rendimentos.

Assim que uma pessoa começa a trabalhar na Suíça, a entidade empregadora procede à inscrição no “Office des Impôts“, que anuncia às entidades competentes a recente contratação de um trabalhador.

Sendo assim, a declaração de imposto sobre rendimento para estrangeiros a residir na Suíça divide-se em:

  • Retenção na fonte;
  • Tributação ordinária.
 

Retenção na fonte:

Os impostos na Suíça são descontados diretamente do salário. Este sistema acontece quando o cidadão estrangeiro tem uma autorização L e B. Os residentes estrangeiros com esta autorização de residência não são obrigados a preencher a declaração de impostos uma vez que já é deduzido no seu vencimento.

Mas existem duas exceções:

  • se tiver um rendimento a partir de 120 mil francos por ano deve ser apresentada uma declaração de impostos e será considerado a tributação ordinária.  
  • se for casado(a) com um cidadão suíço / cidadã suíça ou com um(a) titular de autorização de residência C passa a ter a obrigatoriedade de preencher a declaração de impostos em conjunto.

Tributação ordinária:

É para quem possui uma autorização de residência C ou possui cidadania suíça, está sujeito a tributação ordinária. Ou seja, os impostos não serão deduzidos do salário. O imposto será assim calculado com base na declaração de impostos.

O montante de imposto depende do rendimento, do cantão onde reside, do estado civil e do número de filhos.

Para os residentes que tenham bens tanto em Portugal como na Suíça devem declará-los e o mesmo se aplica para os residentes com autorização de residência B e/ou L.

Correta declaração dos seus impostos na Suíça

Tenha atenção ao declarar os seus impostos na Suíça, porque têm um papel fundamental no orçamento da família, o seu correto preenchimento, traz economias importantes e a regularização tributária. Além disto, fazendo as aplicações corretas poderá conseguir poupar bastante através dos seus impostos. 

A nossa equipa na Suíça pode dar-lhe toda a assistência que necessitar na declaração de impostos nesse país e ainda infromá-lo sobre a correta utilização das deduções e possibilitar uma poupança significativa. Siga esta ligação para a declaração de impostos na Suíça. 

 

2 respostas

  1. Boa tarde,

    O pai das minhas filhas está na Suíça desde 2012 e já obteve a residência permanente.
    Não somos casados, mas temos 2 filhas em comum, na qual eu sou a responsável por elas e as mesmas moram comigo em Portugal.
    O pai das menores a recebeu o abono de família na Suíça desde 2013 a 2021 e nunca o me entregou.
    Estou com o pai das menores em tribunal para reaver o valor do abono que ele recebeu na Suíça, o mesmo nega-se a dar os valores recebidos e ainda alega que pagou impostos sobre os valores recebidos do abono.
    Gostaria que me explicassem se na Suíça o valor do abono é tributável ao fazer o IRS ou se paga algum tipo imposto sobre o mesmo?
    Agradeço que me posso esclarecer esta questão.

    Obrigada

    Hélia Miranda

    1. Olá Hélia,
      os abonos de família integram os rendimentos de quem o recebe para fins de apuração da taxa global de taxação, assim ao fazer a declaração de impostos na Suíça este valor deve ser inserido em um campo próprio para apuração do imposto global. Se tiver mais dúvida pode contactar-nos para marcação de reunião aqui.

Ver mais artigos

Clica nos tópicos para ver mais artigos

artigos relacionados

eventos

Como pedir uma pensão na Suíça quando já trabalhei em vários países?

Webinar

9 de abril

18h

Hora
europa
central

artigos em destaque

conferências

Conferência Regressar a Portugal a partir do Luxemburgo

Conferências

27 de abril de 2024

Hora
europa
central

útimos artigos

Outros artigos que podem ser do seu interesse

Sabe como calcular a CEAL?

Soluções
Fiscais
17 Janeiro 2024
regressar-a-portugal

Poupar nos impostos durante 10 anos para pensionistas que regressam a Portugal, está a chegar ao fim

Soluções
Migratórias
17 Janeiro 2024
pedido-da-reforma-em-portugal

Pedido da reforma em Portugal

Soluções
20 Dezembro 2023