7 Dezembro 2022

Interior MAIS – Mobilidade Apoiada para um Interior Sustentável

Sabia que se pretende regressar definitivamente ao nosso país, em concreto para uma zona do interior, existe um apoio que pode ser o plano de regresso ideal para si?

Este é um apoio financeiro que é atribuído pelo IEFP e insere-se no âmbito do Programa Trabalhar no Interior aprovado pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 16/2020, de 27 de março, sendo definida pela Portaria n.º 174/2020, de 17 de julho, alterada e republicada pela Portaria n.º 283/2021, de 6 de dezembro.

Esta medida destina-se desde logo:

  • A Emigrantes que tenham saído de Portugal após 31 de dezembro de 2015 e que tenham residido fora do país durante pelo menos um ano, ou a Cidadãos nacionais de países da União Europeia, da Suíça e do Espaço Europeu, bem como nacionais de países terceiros que residam fora do território nacional;
  • Que tenham um vínculo Laboral – contrato (mínimo de 12 meses) de trabalho por conta de outrem ou criem o seu próprio emprego ou empresa, cujo local de prestação de trabalho seja em Território do interior de Portugal.

Este apoio tem como principais objetivos: ​

  • Incentivar à mobilidade geográfica no mercado de Trabalho;
  • A criação de melhores condições para a integração de população no interior do país, para combater as disparidades regionais e estimulado a coesão territorial.

Importa, desde logo, ressalvar que a candidatura deverá ser efetuada no prazo máximo de 90 dias consecutivos após o início do contrato de trabalho, criação do próprio emprego ou empresa e que, além desde facto, implica uma mudança da sua residência a título permanente para um território do interior. Ou seja, a anterior residência não poderá ser igualmente considerada um destes territórios.

Apoio:

Apoio Interior Mais
Fonte: https://iefponline.iefp.pt/IEFP/interiorMais.do?action=overview

Lista de territórios do Interior (PNCT):
https://www.iefp.pt/documents/10181/4287418/Territorios+PNCT_24-09-2020

Outro dado que deverá ter em consideração é o facto que, caso tenha vivido em Portugal, tenha emigrado e regressado, ou queira regressar, independentemente da sua nacionalidade, este apoio é compatível com o benefício fiscal para ex-emigrantes que permite que, cumprindo os requisitos necessários, durante um período de cinco anos, 50% dos seus rendimentos profissionais e de trabalho sejam excluídos de tributação.

Em caso de dúvidas ou no auxílio da sua candidatura, o nosso conselho é que nos faça uma visita, num dos nossos Balcões ou marque uma Consulta de Regresso on-line e descubra o nosso leque de Serviços e Oportunidades.

Nesta consulta um Consultor Migratório irá estar exclusivamente para o ajudar nesta fase tão importante da sua vida.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ver mais artigos

Clica nos tópicos para ver mais artigos

artigos relacionados

eventos

Evento Webinar Declaração de Impostos no Luxemburgo

29 de abril

12h00

Hora
europa
central

artigos em destaque

conferências

Evento Conferência Regressar a Portugal a partir da Suíça

10 de maio

09h00 - 17h30

Hora
europa
central

últimos artigos

Outros artigos que podem ser do seu interesse

A Declaração de Impostos Pré-Preenchida no Luxemburgo: O que muda e como se preparar

Soluções
Fiscais
25 Março 2025
divorcio

Divórcio no Estrangeiro: Onde e Como Resolver a Situação?

Soluções
10 Março 2025

Investimento em períodos de inflação

Soluções
Poupança
10 Março 2025