O Balcão do Emigrante é uma entidade privada

Nomear representante Fiscal pós-Brexit

Início » Artigos » Nomear representante Fiscal pós-Brexit

Sabia que com a saída do Reino Unido da União Europeia, o chamado Brexit, fica obrigado a nomear um representante fiscal em Portugal?

Quem possui um NIF (Número de Identificação Fiscal) português, singular ou coletivo, e reside fora da União Europeia tem obrigação de nomear um representante fiscal em Portugal.

A representação fiscal é o elo de ligação entre o emigrante e a AT (Autoridade Tributária), fazendo o representante fiscal nomeado pelo emigrante, em termos práticos, o papel de um procurador local do emigrante junto da AT, para questões de natureza tributária.

Até aqui podia residir no Reino Unido e não ter um representante, uma vez que, residentes num país pertencente à União Europeia não têm obrigação de nomear um representante fiscal pois existe comunicação entre os países. O Reino Unido passa agora a ser considerado um país terceiro e com a sua saída da UE os seus residentes que tenham um NIF têm obrigação de nomear um representante fiscal em Portugal. Terminado o período de transição a 31/12/2020, foi aprovado, através do Despacho n.º 514/2020.XXI, um regime transitório para o cumprimento desta obrigação.

A AT permite que esta alteração seja feita num prazo de 6 meses, a partir de 1 de janeiro de 2021, sem qualquer penalização. Tem assim até ao fim de junho de 2021 para nomear um representante fiscal em Portugal.

Se alterar agora a sua morada fiscal para o Reino Unido ou fizer um pedido de NIF, sendo residente no Reino Unido, já obriga a nomeação de representante fiscal para ficar efetivada a alteração ou ser gerado o NIF. Se tem cartão de cidadão e alterar a morada no seu cartão de cidadão fica obrigado a nomear representante fiscal perante a AT, só após esta nomeação a sua morada fiscal ficará alterada e correta.

Encontra-se nesta situação e não sabe como proceder? Pode solucionar o problema dentro do prazo legal e evitar complicações com a Autoridade Tributária Portuguesa, nomeando um representante fiscal.

partilhar
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on email
outros artigos
dispomos de outros artigos que podem ser do seu interesse

Vamos todos ficar bem: desafio arco-íris

“Vamos ficar tudo bem” é uma iniciativa que surgiu na Itália, o país europeu mais afetado pelo coronavírus. Esta mensagem tem como objetivo transmitir positividade e esperança neste momento em que vivemos. Para além disso é uma atividade lúdica e criativa para as crianças.

ler artigo »