Procurar
Close this search box.
22 Julho 2019

Tax-Free o que é? e como funciona?

Tax - free : o que é? e como funciona?

Já reparou nas siglas TAX-FREE quando faz compras? Mas não sabe o que é e nem como funciona? O Balcão do Emigrante explica.

O que é o tax-free?

Tax – free quer dizer livre de imposto, devolução dos impostos pagos no país que efetuou as compras. Se for em Portugal beneficiará da isenção do IVA que é 23%.  

O tax free é praticado na União Europeia, Austrália, Argentina, entre outros. Para beneficiar do Tax-free, não pode residir no mesmo País do seu destino de férias e no caso de residir na Europa tem de ser fora da União Europeia. Por exemplo: se reside na Suíça e vai de férias a Portugal poderá usufruir do Tax-free.

Pode beneficiar desta isenção do IVA em compras superiores a 61,35 euros (em Portugal) mas nem todas as compras feitas beneficiam desta isenção e o valor exigido para beneficiar do Tax-free pode variar. Pergunte, se na loja possui este serviço e se o produto em causa também beneficiará desta isenção. Para beneficiar deste serviço deverá pedir ao funcionário da loja o formulário do Tax-free e apresentar o seu passaporte, é obrigatório apresentar este documento para o preenchimento do formulário. 

Como pedir a devolução?

O reembolso deve ser feito no aeroporto correspondente ao último país que visitou. Tomando como exemplo uma ida a Portugal, os passos que deverá seguir são estes:

– Tenha sempre as compras que efetuou na mesma mala, de forma que seja mais fácil aceder rapidamente, no caso que seja pedido para verificarem os produtos.  

– Tenha consigo o passaporte, o cartão de embarque (se tiver que se deslocar ao check-in para obter o seu cartão de embarque avise que tem produtos a declarar), o comprovativo do código de registo entregue na loja, os produtos e as faturas.

– Dirija-se a um dos postos eletrónicos de Tax-free e siga as instruções, verifique que todas as faturas dão luz verde e, se a luz vermelha aparecer terá de se dirigir a Alfândega para verificar se esses produtos estão isentos ao IVA.

– Após tudo verificado, se tiver bagagem de porão pode despachá-la e levantar o seu reembolso nos vários balcões presentes no aeroporto (ex: Travel Tax Free, Global Blue, etc). Verifique qual deles é que está presente no recibo.

É possível escolher a forma de receber o dinheiro do imposto de volta.

Poderá verificar em alguns sites, o valor que vai ser reembolsado, um desses sites é Global Blue, um dos balcões que pode pedir o seu reembolso do imposto.

Se for de férias e fizer compras nos países que está disponível o Tax-Free pode aproveitar esta vantagem.  

Ao seu lado, onde quer que esteja. 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ver mais artigos

Clica nos tópicos para ver mais artigos

artigos relacionados

eventos

Um País Cá Fora

05 de junho

20h

Hora
europa
central

artigos em destaque

conferências

Conferência Regressar a Portugal a partir da Suíça

1 de junho de 2024

Hora
europa
central

útimos artigos

Outros artigos que podem ser do seu interesse

otimizacao-fiscal-no-luxemburgo-maximize-beneficios-e-obtenha-reembolsos-fiscais

Otimização Fiscal no Luxemburgo: Maximize Benefícios e Obtenha Reembolsos Fiscais

Soluções
Fiscais
16 Maio 2024

Sabe como calcular a CEAL?

Soluções
Fiscais
17 Janeiro 2024
regressar-a-portugal

Poupar nos impostos durante 10 anos para pensionistas que regressam a Portugal, está a chegar ao fim

Soluções
Migratórias
17 Janeiro 2024