10 Abril 2019

José Saramago

Rubrica de portugueses notáveis

No dia 16 de novembro de 1922, em Azinhaga do Ribatejo, Santarém, nascia um dos mais notáveis portugueses da literatura nacional. Este é José Saramago. 

Com apenas 2 anos de idade, emigra com os seus pais, para a capital portuguesa, onde decorre grande parte da sua vida adulta.

José de Saramago era um homem de origens humildes, e devido a falta de recursos financeiros acabou por não concluir os seus estudos secundários. O seu primeiro emprego foi em serralharia mecânica. Antes de começar a viver exclusivamente do seu trabalho literário, José Saramago foi desenhador, tradutor, editor, jornalista, funcionário da saúde e providência social. Salienta-se o seu trabalho como crítico literário na revista Seara Nova e comentador político na redação do Diário de Lisboa. É então em 1976 que se dedica exclusivamente às suas obras literárias.

A obra de José Saramago é extensa e diversificada, desde romances a ficções, com um estilo único, por vezes polémico, pelo seu carácter político e religioso. Foi em 1947 que o seu primeiro livro, Terra do Pecado, foi lançado. Só em 1966, volta a ser publicado um livro da sua autoria. Com cerca de 40 livros publicados, traduções em mais de 30 línguas e adaptações em cinema, teatro e outras obras de carácter artístico, destacam-se obras como “Levantado do chão”, “Memorial do Convento”, “O Evangelho segundo Jesus Cristo”, “Viagem a Portugal”, “Ensaio sobre a cegueira”, “Caim” e “A Viagem do Elefante”.

Em 1993, muda a sua residência oficial para Lanzarote, nas ilhas Canárias, onde vive com a sua mulher Pilar del Rio. Continua, no entanto, a ter grande conexão com Portugal, possuindo habitação em Lisboa.

José Saramago era português, mas a sua obra é reconhecida e inspiração por cidadãos de qualquer parte do globo. Foi-lhe dado o título Doutor Honoris Causa, em inúmeras universidades, em Portugal, Espanha, Itália, Brasil, Inglaterra, Irlanda, França, EUA, Argentina, México, Uruguai, El Salvador, Chile, Suécia e Canadá.

Em 1995, é reconhecido com o prémio Camões e em 1998 é o primeiro português a vencer o Nobel da Literatura.

Em 18 de Junho de 2010, com 87 anos, falece. José Saramago deixa uma extraordinária obra literária, assim como uma vida marcada pela defesa dos Direitos Humanos, paixão pela literatura e envolvência política.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ver mais artigos

Clica nos tópicos para ver mais artigos

artigos relacionados

eventos

Comprar casa em Portugal

Direto

29 fevereiro 2024

18H

Hora
europa
central

artigos em destaque

conferências

Conferência Regressar a Portugal a partir do Luxemburgo

Conferências

27 de abril de 2024

Hora
europa
central

útimos artigos

Outros artigos que podem ser do seu interesse

Sabe como calcular a CEAL?

Soluções
Fiscais
17 Janeiro 2024
regressar-a-portugal

Poupar nos impostos durante 10 anos para pensionistas que regressam a Portugal, está a chegar ao fim

Soluções
Migratórias
17 Janeiro 2024
pedido-da-reforma-em-portugal

Pedido da reforma em Portugal

Soluções
20 Dezembro 2023