Se de um dia para o outro a sua casa ficar destruída, tem um seguro que o proteja?
O QUE É SEGURO HABITAÇÃO?
Caso a sua casa seja atingida por um incêndio, inundação, tempestade ou sismo, entre outros, pode poupar milhares de euros se tiver as coberturas certas no seguro habitação. Por isso, previna-se já hoje dos imprevistos que podem afetar o seu lar e o bem-estar da sua família.
Segundo a Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões o seguro de incêndio é obrigatório para os imóveis em propriedade em horizontal. Por outras palavras, é obrigatório para os apartamentos em prédios. No entanto, como é sabido existem muitos mais fontes de sinistros para além do incêndio. É importante por isso, analisar cada caso e, incluir o máximo de coberturas, as quais existem num seguro multi-riscos.
Este tipo de seguros é também aconselhado para quem tem moradias, pois fica protegido em caso de sinistros comuns, como sejam inundações, tempestades, riscos elétricos, entre outros.
Deve ser feita uma análise extensiva a todas as opções do mercado e comparar as ofertas das várias companhias existentes. Sendo certo que, quanto mais coberturas estiverem incluídas no seguro, mais alto será o valor do mesmo. Há ainda a possibilidade de escolher uma modalidade de pagamento anual, semestral, trimestral ou mensal, para que consiga gerir da melhor maneira o seu orçamento familiar.
Adquirir habitação com recurso a crédito habitação
Caso adquira a sua habitação com recurso a crédito habitação, os bancos obrigam a que o seguro do imóvel, tenha a cobertura de “Fenómenos Sísmicos”, e o valor do capital seguro, terá de ser no mínimo, do valor do empréstimo. É também aconselhado incluir a cobertura de recheio.
É importante avaliar bem o seguro do imóvel (e do recheio caso esteja incluído). Isto porque se o imóvel vale 100.000€ e o seguro esteja feito apenas para cobrir 50.000€, em caso de sinistro a companhia de seguros apenas irá indemnizar no valor proporcional.
Fenómenos Sísmicos em Portugal
Pois é, Portugal é um dos países com mais risco sísmico da Europa, sendo Lisboa considerada a segunda maior cidade com esse mesmo risco – os danos causados por um tremor de terra, maremoto ou erupção vulcânica são altíssimos e é difícil, para um proprietário conseguir suportar todas essas despesas.
E porque, os desastres não acontecem só aos outros, temos de analisar, explorar, perguntar e escolher as melhores opções, coberturas, companhias que existem no mercado, que são imensas, o que carece de tempo e muitas vezes, desconhecimento. Procure a ajuda de um profissional, porque cada casa, é um caso.
Simule o seu seguro habitação
[contact-form-7 id=”46123″ title=”Formulário questões nas notícias” post-title=”Seguro Habitação Artigo”]