As diferenças entre taxas de juros fixas, variáveis e mistas no Crédito Habitação.
Quanto se contrai um crédito habitação, existem geralmente três tipos de taxas que podem ser utilizadas:
- Taxa de Juros Variáveis
- Taxa de Juro Fixa
- Taxa de Juros Mista
Taxa de juros variáveis
As taxas de juros variáveis que são as mais vulgares, especialmente em Portugal que normalmente, são indexadas à EURIBOR a três ou seis meses, e como o nome indica, são variáveis, ou seja a prestação varia.
Taxa de juro fixa
Existe também a possibilidade de escolher uma taxa fixa, ou seja, do primeiro momento até o final do contrato a prestação mantém-se exatamente igual.
Taxa de juros mista
Existe ainda uma terceira opção, que é, conjugar estes dois fatores. Ter uma taxa fixa no início do contrato, que depois mais tarde se converte numa taxa variável.
Qual a melhor taxa?
Estas três taxas têm vantagens e têm inconvenientes, não se pode dizer que existe uma taxa melhor do que as outras, por exemplo na taxa variável sabe-se que no total do contrato deverá se efetuar algumas economias. No entanto, na taxa fixa, paga-se um pouco mais para se ter a segurança de saber de que se paga todos os meses a mesma quantia. Já a taxa mista, permite conciliar as duas partes.
Conheça também qual a diferença entre TAN e TAEG e aprenda analisar o melhor crédito para si.
É muito importante que cada situação seja analisada detalhadamente, adequando-se às reais necessidades das pessoas. Se pretender reavaliar o seu crédito habitação e com isso poupar na prestação do seu crédito habitação, visite a nossa página sobre Transferência de Crédito Habitação.
Uma resposta