9 Novembro 2020

A importância do crédito habitação

O crédito habitação é, sem dúvida, o instrumento mais utilizado quando se adquire um imóvel em Portugal, seja para habitação própria ou para investimento, uma vez que a maioria das pessoas não dispõe de fundos próprios suficientes que lhes permitem adquirir um imóvel sem recurso a financiamento. E a solução que o mercado vulgarmente nos apresenta é a do crédito habitação.

Ao fazê-lo, os bancos colocam ao dispor dos seus clientes um modelo de financiamento de longo prazo, com uma garantia em forma de hipoteca e com taxas de juro que, nos dias de hoje, são extremamente baixas. A circunstância de as taxas de juros apresentarem valores tão baixos permite que o acesso a habitação própria seja, em muitos casos, mais interessante que o arrendamento (ao mesmo tempo que potencia também o investimento em imóveis para arrendamento).

O Crédito Habitação e a Emigração

No cenário da emigração portuguesa, podemos acrescentar que o crédito habitação torna possível que muitos emigrantes realizem investimentos imobiliários ao longo dos anos – até numa ótica de previdência – uma vez que muitos são os vêm neste tipo de investimento a melhor solução para preparar o seu regresso a Portugal a médio/longo prazo, constituindo desde cedo um património imobiliário diversificado que lhes permitirá viver de rendimentos prediais na reforma e, assim, e ter uma vida tranquila e desafogada.

Existe ainda outro aspeto complementar ligado à previdência que é muito apreciado junto dos emigrantes portugueses, traduz-se na subscrição de um seguro com coberturas em caso de Invalidez e falecimento, o que permite que numa eventual fatalidade o crédito fique integralmente pago. Esta complementaridade crédito/seguro faz com que o investimento em imobiliário seja coerente com uma boa estratégia de previdência e proteção familiar.

Sendo o credito habitação o instrumento que nos permite o acesso à compra de um imóvel, e sabendo que o mercado evolui constantemente (o mercado do credito habitação não é diferente) devemos ter um olhar atento às evoluções do mercado, pois é possível otimizar o credito habitação e com isso economizar bastante dinheiro ao longo dos anos.

Artigo da autoria de: 

David Paula

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ver mais artigos

Clica nos tópicos para ver mais artigos

artigos relacionados

eventos

Evento Webinar Gratuito Regressar a Portugal

30 de abril

12h30

Hora
europa
central

artigos em destaque

conferências

Evento A sua Reforma de França, Portugal e outros países

5 e 6 de abril

5 abril (15h30 às 18h30) e 6 abril (10h00 às 13h00)

Hora
europa
central

últimos artigos

Outros artigos que podem ser do seu interesse

Onde investir a sua poupança? Compare as melhores opções em Portugal

Soluções
07 Abril 2025

A Declaração de Impostos Pré-Preenchida no Luxemburgo: O que muda e como se preparar

Soluções
Fiscais
25 Março 2025
divorcio

Divórcio no Estrangeiro: Onde e Como Resolver a Situação?

Soluções
10 Março 2025