Carlos Tavares

Início » Artigos » Carlos Tavares

Rúbrica dos portugueses notáveis

Nasceu em Lisboa a 14 de agosto de 1978. Mudou-se para França quando tinha apenas 17 anos para estudar engenharia mecânica, uma das suas grandes paixões. A adaptação a este novo país foi rápida, muito devido ao domínio da língua francesa. Que aprendeu ao fazer os seus estudos num liceu francês. Carlos Tavares sempre foi um apaixonado pelos automóveis, desde do seu fabrico, mas também pelas corridas, tendo participado em vários ralis como piloto.

Logo após ter terminado o seu curso, em 1981, começou a trabalhar para marca francesa, Renault dando início a sua carreira profissional dedicada a indústria automóvel.

Carlos Tavares iniciou a sua carreira na Renault ocupando o cargo de engenheiro testes, mas rapidamente começou a crescer dentro da Renault, ocupando diferentes cargos, chegando a conceber toda a gama da marca Mégane II.

Em 2005, Carlos Tavares muda de “casa” para a Nissan onde é nomeado vice-presidente executivo e passado 4 anos torna-se responsável pela Nissan da América do Norte, concessionária que estava a ter imensos prejuízos e que passado um ano após Carlos Tavares ter começado a exercer as funções, a Nissan consegue obter benefícios a rondar 2.200 milhões de dólares.

Em 2013, decide regressar a casa onde iniciou a sua carreira, Renault, como vice-presidente, mas só desempenhando funções durante um ano.

Em 2014, muda-se para o grupo PSA detentor das marcas Peugeot e Citroën, que inicialmente ocupa o cargo do número 2 do grupo PSA mas que rapidamente torna-se CEO, cargo que ocupa atualmente, no grupo. Destaca-se o facto de Carlos Tavares ser o único colaborador a tornar-se presidente sem ter tido feito carreira dentro do grupo PSA, mas que foi compensada pela sua longa experiência na indústria automóvel e pelos feitos que conseguiu atingir.

partilhar
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on email
outros artigos
dispomos de outros artigos que podem ser do seu interesse