O Balcão do Emigrante é uma entidade privada

Seguros de Saúde na Suíça

Início » Soluções » Seguros » Seguros de Saúde na Suíça

Como funcionam os seguros de saúde na Suíça?

Na Suíça, o seguro de saúde de base (Lamal), é obrigatório. Qualquer pessoa, desde a sua chegada à Suíça, deve segurar-se junto de uma das dezenas de companhias de seguros de saúde existentes, tanto para os cuidados em caso de doença ou em casos de acidentes. O valor a ser pago, ou prêmio, depende de fatores como a idade, o cantão, a região de residência, e, como é evidente, de uma companhia para outra. Como disse, existem dezenas de companhias, mas todas oferecem as mesmas prestações para o seguro de base. O que muda é a qualidade e nível de serviço, e claro, o preço.

As franquias do seguro de saúde. Vale a pena alterar o valor?

A Franquia do seguro de saúde corresponde ao montante que o segurado irá pagar anualmente, antes que a companhia comece a reembolsar as despesas. Por exemplo, para uma pessoa que tenha uma franquia de 500 CHF, só após atingir esse montante de despesas anual, é que a companhia irá iniciar os reembolsos, até lá tudo fica ao encargo do segurado. Existem vários valores de franquias que variam entre 300 a 2’500 CHF para os adultos, e de entre 0 e 600 CHF para as crianças. A escolha da franquia adequada irá sobretudo depender do seu estado de saúde.

Então mas qual a franquia certa?

A resposta é simples: tudo depende da sua situação pessoal. Se não tem problemas de saúde, será mais aconselhado optar por uma franquia elevada. Desta forma, irá pagar um valor mais baixo pelo seu seguro de saúde. Nestes casos, deve-se ponderar optar pela franquia mais elevada, a de 2’500 CHF para um adulto. Se vai regularmente ao médico ou se toma algum medicamento dispendioso, será sensato optar por uma franquia menor, como por exemplo a de 300fr. para um adulto. A franquia mais elevada é a mais adequada quando as despesas de saúde anuais são inferiores a cerca de 1’800 CHF Se o montante de despesas anuais for superior a esse valor, será mais rentável escolher a franquia mais baixa, que é a de 300fr. para um adulto.  Essa análise de escolha de franquia pode e deve ser feita todos os anos, independentemente do seu estado de saúde. Atenção, se optar por uma franquia mais baixa daquela que tem atualmente, deve comunicar esse pedido por escrito à sua companhia de seguros até 30 de novembro de cada ano. Se optar por uma franquia mais elevada terá de o comunicar também por escrito até 31 de dezembro.

Como escolher o seu seguro de saúde na Suíça?

Na Suíça, existem dezenas de companhias de seguro de saúde, e todas oferecem as mesmas prestações para o seguro de base, o que muda é a qualidade, e claro: o prémio. O prémio, que não é mais do que o valor a pagar à companhia, depende de fatores como: a idade, o cantão e a região de residência, e, como é evidente, da companhia de seguros que optar. Como não há duas situações iguais, aconselhamos a realizar uma análise em função da sua situação pessoal.  

As complementares dos seguros de saúde na Suíça - O que precisa saber?

O Seguro de base (Lamal) é obrigatório e cobre o mínimo necessário.  As complementares, como o nome indica, complementam as coberturas de base. Existem várias lacunas no seguro de base (Lamal), que devem ser, se possível, colmatadas. Muitas prestações que parecem ser óbvias, não são cobertas. Por exemplo, o dentista, as lentes dos óculos, medicinas alternativas como os cada vez mais populares osteopatas, entre outros. O transporte de ambulância ou helicóptero é também muito limitado na base. O repatriamento no estrangeiro não é coberto. São despesas muitas vezes elevadas que não irão ser comparticipadas pelo seguro de base, mesmo que já tenha ultrapassado a sua franquia. Existe um leque variado de complementares, por isso uma análise impõe-se, para poder escolher realmente o que melhor serve as suas necessidades e objetivos. Na grande maioria das vezes, um questionário médico será exigido para subscrever coberturas complementares, por isso o seu estado de saúde é um fator importante na aceitação. Já sabe, não deixe para amanhã o que (ainda) pode fazer hoje…

As complementares não são para todos, sabia?

Na Suíça, o seguro de saúde de base (Lamal) é obrigatório, por esse motivo não há existe questionário médico, e mesmo tendo problemas de saúde, será sempre aceite para o seguro de base. Em relação às complementares, um questionário médico é imposto pelas companhias. O seu estado de saúde ditará a sua aceitação ou não. Por isso, como diz o ditado, mais vale prevenir do que remediar. Não espere quando tiver problemas de saúde para pensar em ter complementares. Será provavelmente tarde demais.

Sabe o que são sistemas alternativos de seguros de saúde na Suíça?

No seguro de saúde base (Lamal), o modelo de base clássico, não impõe nenhuma restrição. Pode consultar qualquer médico, ir a qualquer farmácia e não precisa de informar a caixa do que pretende fazer. Em contrapartida esse modelo é o mais caro. Existem, no entanto, outras possibilidades, os chamados modelos alternativos. Impõem algumas restrições, mas que tornam o preço muitas vezes bastante mais baixo. O modelo alternativo mais utilizado é o modelo médico de família. Impõe a restrição de consultar o seu médico de família em primeiro recurso. Outros modelos impõem a ida a farmácias referenciadas ou a obrigação de comunicar a ida a um médico, por isso é muito importante analisar a sua situação para poder fazer a melhor escolha..

Como poupar com o seguro de saúde na Suíça?

Em primeiro lugar é importante fazer uma boa análise para escolher o que realmente é necessário e melhor se adapte a sua necessidade.

Existem várias formas de poupar e diminuir a sua fatura do seguro de saúde:

  • comparar os prêmios de cada companhia de seguros. Existem diferenças enormes de uma companhia para outra, que podem facilmente passar do simples ao dobro.
  • Escolher convenientemente a sua franquia em função do seu estado de saúde e gastos durante o ano.
  • Escolher convenientemente o seu modelo de base, mais uma vez em função do seu estado de saúde e necessidade.
  • Excluir o risco acidente se já o tiver pela entidade patronal.
  • Verificar se tem direito a subsídios.
  • Avaliar que complementares são realmente necessárias face às lacunas existentes na base.
  • Encontrar a melhor solução para toda a família.
partilhar
outras soluções
Conheça mais soluções que podem ser do seu interesse

Neuchâtel

Bulle Morada Av. de la Gare 2 1630 Bulle Contactos +41 58 501 40 50 suica@b-emigrante.com Horário Terça a Sexta 09:30 – 18:30 Sábado 09:30

conhecer solução »