12 Janeiro 2023

As diferenças entre emigrante, imigrante e migrante

A migração é um fenómeno inerente à condição e história humana, complexo e que engloba diferentes experiências e perspectivas. Nesta temática surgem obrigatoriamente três termos: “emigrante”, “migrante” e imigrante, que muitas vezes são utilizados como se referindo ao mesmo significado, no entanto eles têm diferenças entre si. Neste artigo, vamos explorar esses termos e perceber quais as diferenças entre si. 

Quais são as diferenças entre migrante, emigrante e imigrante? 

Sim, existem diferenças entre migrante, emigrante e imigrante e vai conhecer quais são neste artigo. 

Vamos começar pelo termo “emigrante”, sendo uma pessoa que deixou o seu país de origem para residir noutro país. Surge do verbo emigrar que significa deixar o seu país natal. Vamos imaginar a seguinte situação: um português que deixa Portugal para viver na Alemanha é considerado um emigrante. Em suma, um emigrante é um cidadão que tem o objetivo de deixar o seu país para residir noutro, de forma permanente ou por um período de tempo prolongado. 

Um “imigrante” por sua vez é uma pessoa que está a entrar num país que não é o seu país natal, com o objetivo de lá residir de forma permanente ou por um período de tempo prolongado. Esta palavra surge do verbo imigrar que significa entrar em um país estrangeiro. Imagine esta situação: um brasileiro que vem residir para Portugal é considerado imigrante.

Conseguimos desde já perceber que a diferença entre emigrante e imigrante depende essencialmente da perspetiva com que é analisado. Neste sentido, uma pessoa pode ser simultaneamente um emigrante e um imigrante. Imaginemos esta situação, um português que partir de Portugal para o Canadá, é considerado emigrante para Portugal e imigrante para o Canadá.

Finalmente, um migrante é alguém que se desloca de um local para outro, independentemente se é dentro ou fora do seu país. Esta palavra surge do verbo migrar cujo significado é deslocar-se de um local para o outro. A título de exemplo, alguém que se mudou de Viseu para Braga é considerado um migrante. 

Em nota de conclusão, os termos emigrante, imigrante e migrante têm significados próprios e descrevem diferentes momentos ou perspectivas da migração. Um emigrante é uma pessoa que deixou o seu país natal, um imigrante entrou em um país estrangeiro e um migrante que se desloca de um local para o outro. Compreender as diferenças entre emigrantes, imigrantes e migrantes é importantíssimo para melhor compreender a migração e das pessoas que a compõem.  

O Balcão do Emigrante

O Balcão do Emigrante é uma instituição privada que foi criada por e para emigrantes. Surge como apoio à jornada dos portugueses fora do seu país e possibilita o encontro de soluções migratórias, fiscais e financeiras. Saiba como nos pode contactar.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ver mais artigos

Clica nos tópicos para ver mais artigos

artigos relacionados

eventos

Comprar casa em Portugal

Direto

29 fevereiro 2024

18H

Hora
europa
central

artigos em destaque

conferências

Conferência Regressar a Portugal a partir do Luxemburgo

Conferências

27 de abril de 2024

Hora
europa
central

útimos artigos

Outros artigos que podem ser do seu interesse

Sabe como calcular a CEAL?

Soluções
Fiscais
17 Janeiro 2024
regressar-a-portugal

Poupar nos impostos durante 10 anos para pensionistas que regressam a Portugal, está a chegar ao fim

Soluções
Migratórias
17 Janeiro 2024
pedido-da-reforma-em-portugal

Pedido da reforma em Portugal

Soluções
20 Dezembro 2023